O que são Blockchains
Blockchain é uma base de dados descentralizada e distribuída que registra tansações e ativos em forma de blocos de dados criprograficamente vinculados.
A blockchain é a estrutura onde diversas aplicações podem ser desenvolvidas de forma transparente e segura garantindo o acesso à todas as informações nelas presente à todos os seus usuários.
Um registro distribuído
Em uma blockchain, as redes se referem à forma como os nós se organizam para validar e manter a integridade da rede. As redes podem ser centralizadas, descentralizadas ou distribuídas, dependendo de como são administradas e de quem tem o controle da rede.
Centralizada
Arquitetura em que todos os nós da rede se conectam a um servidor central que possui o controle e a capacidade de tomar decisões para a rede. Isso significa que a tomada de decisões e o controle da rede estão nas mãos de uma única entidade central.
Implementação simples e rápida
O servidor centralizado é um ponto único de falha
Fácil manutenção e controle
Falta de transparência e controle centralizado
Descentralizada
Arquitetura em que os nós estão distribuídos em múltiplas localizações e não são controlados por uma única entidade central. Em vez disso, cada nó possui uma cópia completa da base de dados da blockchain e os usuários da rede têm certo grau de controle e poder de decisão.
Maior privacidade e transparência
Altos custos de gestão e manutenção
Maior segurança
Menor controle e eficiência
Distribuida
Arquitetura em que uma rede distribuída e descentralizada de nós interconectados mantém uma cópia idêntica do livro-razão e trabalha em conjunto para validar transações e garantir a integridade da rede. Isso proporciona maior transparência, segurança e resistência à censura em comparação com os sistemas centralizados.
Tolerância extrema a falhas
Altos custos de gestão e manutenção
Transparência aprimorada
Coordenação lenta entre os nós
Uma blockchain é semelhante a um livro contábil. Entretanto, todas as transações realizadas em uma conta são registradas e replicadas integralmente entre todos os integrantes, mineradores ou validadores, de uma rede. Nenhum integrante ou grupo de integrantes tem a capacidade de controlar toda a rede P2P (peer-to-peer).
De ativos e transações
Várias transações são agrupadas em um bloco que então por um processo de consenso que varia de acordo com a blockchain que ele está inserido e, quando atinge finalidade, é incluido na cadeia de blocos da blockchain.
Imutáveis
Um vez incluídas na blockchain, transações podem ser alteradas. Ou seja, um bloco que atinge finalidade não poderá ser manipulado para que informações sejam alteradas.
Last updated