História
A blockchain é a tecnologia base para inúmeras aplicações, uma delas são as criptomoedas como o Bitcoin. Embora o Bitcoin tenha se tornado amplamente conhecido em um período onde blockchains eram pouco discutidas, o Bitcoin é parte de uma blockchain.
O whitepaper do Bitcoin, publicado em 2008 por Satoshi Nakamoto, se confunda com a criação da tecnologia, a verdade é que o Bitcoin é o resultado da combinação de várias tecnologias desenvolvidas anteriormente como, por exemplo, a teoria dos jogos e a criptografia de chave pública.
Antes do Bitcoin, inúmeras moedas digitais foram criadas, mas sem sucesso. A seguir, algumas das tecnologias que possibilitaram o surgimento do conceito de blockchain:
1979 - Merkle Tree: Ralph Merkle propõe uma estrutura de dados criptográficos chamada "Merkle Tree" ou "Árvore de Merkle", que permite a verificacão eficiente de grandes quantidades de dados. A Merkle Tree divide os dados em blocos e os organiza em uma estrutura de árvore, onde cada bloco está vinculado ao seu bloco pai através de uma função de hash criptográfico.
1989 - DigiCash : O sistema DigiCash utilizava uma moeda digital chamada "eCash" que podia ser comprada em um banco e ser usado para pagamentos online. Embora o DigiCash não tenha alcançado sucesso comercial, é considerado uma das primeiras empresa a desenvolver uma criptomoeda e sendo uma base para o desenvolvimento da tecnologia blockchain e das criptomoedas como o Bitcoin.
1992 - Controle de modificações de documentos digitais: Haber e Stornetta propuseram o controle temporal de documentos em Merkle Trees. Publicaram papers propondo um sistema para assegurar que os blocos não pudessem ser modificados e interligados criptograficamente.
1997 - Hashcash : Uma tecnologia de Proof of Work que utiliza uma função de hash ciptográfico para criar um token que prova que foi realizado esforço computacional. Utilizado principalmente para combater spam de correios eletrônicos.
1998 - B-Money e Bit Gold : Foram duas propostas de criptomoedas prévias ao Bitcoin, focadas em privacidade e justa distribuição (B-Money), e na criptografia e como moeda de lastro(Ouro Digital) para outras criptomoedas (Bit Gold). Wei Dai, criador do B-Money propôs que cada node participante na rede guarde uma cópia completa do registro de transações realizadas. Por outro lado, foi o famoso Nick Zsabo quem esteve por traz da criacão do Bit Gold.
1999 - P2P : Shawn Fanning criou uma aplicacão chamada Napster que permitia os usuários compartilhar músicas entre si de forma decentralizada, sem necessidade de uma servidor centralizado. Isto foi possível graças a tecnologia P2P ou peer-to-peer, que permitia os usuários se conectarem diretamente e compartilhar arquivos.
2004 - RPoW : Hal Finney cria Reusable Proof of Work (RPoW), uma criptomoeda baseada em prova de trabalho que utiliza tokens que podem ser reutilizados, ao invés de gerar novos tokens.
2008 - Bitcoin : Uma pessoa ou grupo de pessoas que entitula Satoshi Nakamoto, publicou um documento chamado Bitcoin: A Peer-to-Peer Eletronic Cash System, que descrevia uma nova criptomoeda baseada na tecnologia blockchain.
Last updated